Sobradinho-DF - O ponto mais alto do Distrito Federal


 
Saiba quando o novo portal de Sobradinho estiver no ar!

Login
ID (e-mail)
Senha
 
 

SOBRADINHO,
UMA GRANDE PEQUENA CIDADE
 
Principal Sobradinho-DF

 
 
 

Sobradinho, Cidade Satélite do Distrito Federal, fundada em 13 de maio de 1960, localizada a 22 km de Brasília, as margens da BR-020, sentido Brasília-Fortaleza.

Criada com o intuito de remanejar a família das pessoas que ajudaram a construir a capital idealizada por Jucelino Kubitschek, tais quais viviam na Vila Amalri, no Bananal e em invasões próximas a Vila Planalto, pois esses locais, na época, precisaram ser inundados para dar origem ao Lago Paranoá. Com essa necessidade a cada dia eram transferidas cerca 30 famílias. Em 1961 já eram mais de 8.000 famílias instaladas na pequena cidade. Hoje, com mais de 200.000 habitantes e rodeada por mais de 100 condomínios e extensa área rural, está crescendo e deixando pra trás sua fama de cidade dormitório, conquistando seus próprios problemas e buscando sua independência, com comércios cada vez mais fortes e atraentes a investimentos de grandes grupos.

Possui toda uma infra-estrutura de uma “Grande Cidade”:

  • - Na área de segurança pública, conta com um Quartel do Corpo de Bombeiros, uma Delegacia de Polícia Civil, um Batalhão de Polícia Militar e quatro Postos Policiais.
  • - Na área de saúde pública, um Hospital, três Postos de Saúde e Postos de Saúde da área Rural, atendem a toda população da cidade e entorno do Distrito Federal, além de pessoas de outros estados.
  • - Na área educacional temos 02 faculdades de ensino superior particulares, 37 escolas públicas e 27 escolas particulares, isso para atender a mais de 40.000 alunos.

Toda a cidade possui infra-estrutura de saneamento básico. O abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos são responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Brasília – CAESB. Os condomínios, são abastecidos por poços artesianos e fazem a coleta de esgoto através de fossas sépticas. A área rural é abastecida pela empresa e por rede de captação própria. A limpeza pública atende a toda população da cidade, condomínios e área rural.

Sobradinho é berço de muitos artistas, conceituados em todo o mundo, frutos dessa grande pequena cidade, que possui um grande potencial e diversidade em sua cultura, com muitas atividades desenvolvidas, tais como feiras, shows, exposições, diariamente. Por ter uma natureza privilegiada, essa cidade serrana está investindo muito, com intuito de se tornar a Capital Candanga do Eco-turismo.

O clima da cidade acompanha a mesma classificação do Distrito Federal, predominando o clima subquente semi-úmido com quatro a cinco meses quentes. Observa-se duas variações, uma chuvosa, no verão e outra seca, no inverno. A temperatura mais baixa ocorre entre junho e julho, com uma média é de 19,6 graus centígrados e nas mais altas em setembro e outubro, com média de 22,8 graus centígrados.

Por: Stanley Leal em 18.05.2005

Destaques   



Página Inicial | Sobradinho.com.br - O ponto mais alto do DF, na internet!

Contato
Publicidade

Projeto Arte Digital - Webdesign - Projetos para web